10 de julho de 2020, por:

“Força” é o novo single e clipe de CLARA

Divulgação.

A cantora e compositora CLARA (Clarita Pinheiro, Clara e a Noite, Orquestra Boca Seca) lança nesta sexta (10) a faixa “Força”. O single vem acompanhado também de um clipe e é o primeiro passo na divulgação de seu novo disco “Volte e Pegue”. Clara divide a direção musical do trabalho com seu parceiro de longa data  Zé Caxangá e conta também com colaboração dos produtores musicais Pedras Leão e Gabriel Souto. O lançamento é pelo potiguar Rizomarte Records.

“Força” tem uma base de eletrônicos e sonoridade minimalista, em contraponto a voz potente de CLARA que evoca a vitalidade da Soul Music. A canção fala sobre a força da ancestralidade, da força do negro, da luta para as conquistas sociais e a união entre os irmãos de cor.  O single é uma mostra da estética que estará presente no álbum,  previsto para ser lançado em breve.

“É muito emocionante, mergulhar nesse universo de Mulher, Mãe e Negra habitante da periferia. O processo de gravação dessas músicas foi muito intenso, afinal, foram três anos de construção desse álbum. Acredito que ele demorou tanto a sair, porque é um processo poderoso de autoafirmação, mas também muito dolorido. Muitas vezes entrava no estúdio para gravar e só chorava. Só me percebi negra a partir de racismo que passei em momentos da minha vida, e se reconhecer negra é muito poderoso, ao mesmo tempo que dentro de você brota um ranço com a hipocrisia da sociedade e o racismo estrutural”, conta CLARA sobre o processo de produção deste novo trabalho.

A direção de arte do disco é assinada por Augusto Júnior, e o conceito gráfico ficou a cargo de Gabriela Barbalho. O projeto visual do álbum trabalha o conceito da SANKOFA, filosofia africana que fala que nunca é tarde para voltar e pegar aquilo que ficou pra trás. O clipe foi filmado durante a sessão de fotos e contou com a edição da produtora Bruxaria Digital. Assista abaixo à “Força”: