28 de agosto de 2019, por:

[Entrevista] Duo Taufic comemora 10 anos com disco almático

Roberto e Eduardo em gravação do Som Sem Plugs. Foto: Luana Tayze

Celebrando uma década de parceria, o Duo Taufic acaba de lançar o álbum “D’anima”, disponível em Streaming AQUI. Rememorando os escritos de Aristóteles, o novo trabalho da dupla também se debruça sobre as questões da alma e seu principio vital, aqui no caso, a música. Gravado na Itália, em meio a uma turnê, o disco novo teve lançamento em Natal no último dia sete de agosto, em concerto realizado na EMUFRN. Batemos um papo com Eduardo Taufic que fala sobre o novo trabalho e a sobre esses dez anos de parceria junto ao irmão Roberto Taufic.

Qual a sensação de comemorar dez anos dessa parceria?

sempre restauradora a sensação de que dez anos depois a gente ainda queira evoluir, sempre melhorar e aperfeiçoar nosso som. Mas todo esse tempo em que levamos nossa música mundo afora com respeito e irmandade deve ser sempre lembrado com orgulho e satisfação de que fizemos sempre o nosso melhor. Além de estarmos perto um do outro, já que moramos em países diferentes! Então estamos felizes em comemorar a nossa música, mas também a nossa união.

Capa do novo álbum “D’anima”.

Que retrospectiva você faz nessa década juntos? O que mudou e o que melhorou/amadureceu no som de vocês?

Nesses dez anos tocamos em dezenas de países, gravamos cinco álbuns, e fizemos mais de 200 shows. Uma trajetória de muitas aventuras, conhecimento, emoções e experiências musicais! Conhecemos gente importante da música que nos conheceram também, conquistando novos amigos, novos públicos, tocando sempre músicas compostas por nós! Então tudo isso somado nos faz amadurecer, buscando sempre avaliar os erros e agradar ao público de forma total. A nossa música está cada vez mais com a intensão de envolver as pessoas, muito além de simplesmente esbanjar técnica e músicas sem um sentido forte. Para isso, precisamos reciclar e atualizar nosso som, através de sensações sonoras diferentes e melodias cada vez mais fortes.

O D’anima foi gravado na Itália, no meio de um turnê. Como foi a concepção da ideia inicial até o produto final?

“D’anima” foi gerado na Itália em meio a uma turnê de 40 dias. Sempre aproveitamos esse tempo entre um show e outro para registrar nossas músicas, já que o encontro entre nós é raro devido às distâncias, e por terem grandes estúdios em que podemos gravar “ao vivo”. Então esse álbum foi todo gravado em uma tarde, na cidade de Turim, e algumas composições também nasceram nesse período… Pretendíamos gravar um álbum mais forte como proposta melódica, sintetizando nossos sentimentos de estarmos tocando juntos durante esses 10 anos. A ideia da capa foi unânime: uma tela pintada pelo nosso Pai, Taufic José, que também partiu há 10 anos. Portanto foi um álbum em que queríamos simbolizar essa década com tudo que fosse importante para nós!

Vocês sempre usam esse processo para gravar discos ou foi a primeira vez? E qual o motivo de usar esse método?

Gravar juntos, como na música clássica, favorece a utilização das dinâmicas, respiros, oscilações de andamento, energia e veracidade. A química flui melhor entre nós. Sempre gravamos assim, porque é diferente e mais orgânico, menos frio! Nesse tipo de música, em que pensamos sobretudo na música e não na vaidade técnica ou nos solos como oportunidade de aparecer como virtuosos. Então nessa forma de gravar existe mais compromisso com o som, a música, o equilíbrio estético e a alma.

Duo Taufic no show de lançamento na EMUFRN. Foto: Raul Gama.

Qual o segredo para  fazer o violão e o piano dialogarem de forma tão impressionante?

Lógico que isso vem com o tempo.Mas consideramos a arte de respeitar e ouvir o outro, uma qualidade imprescindível nessa fórmula. Sentir o que o outro está propondo. Conversar, através do diálogo entre o piano e o violão, de maneira organizada e sábia, como um bom bate papo entre amigos.

Como foi o show de lançamento do disco? E qual a resposta do público?

Antes de lançarmos em Natal, tocamos nosso novo disco na Europa em abril deste ano. A resposta lá e também aqui foi maravilhosa. Casas lotadas, pessoas emocionadas, e muitos discos vendidos.Pessoas enviando mensagens diariamente agradecendo e mostrando como a música do Duo transformaram sua vida. Isso não tem preço!

O que vocês planejam para o restante do ano? Nova turnê vem por ai?

Nesse resto de ano estamos trabalhando numa nova turnê em 2020, no Brasil e exterior,mas outros projetos individuais estão sempre pintando. Além do Duo Taufic colaboramos também com dezenas de projetos de outros artistas, quer seja como músico, arranjador e produtor, quer seja como técnico de gravação, mixagem e masterização em estúdio. Em breve, mais precisamente em setembro deste ano, estaremos lançando mais uma série de 10 vídeos ao vivo do nosso novo show, no youtube.

Aproveite e relembre a ultima passagem do Duo por aqui no Som Sem Plugs, com a canção Chorinho árabe: