15 de abril de 2020, por:

Editais culturais abrem oportunidades online para artistas de várias áreas

Edital Música Transforma 2020 Som Sem Plugs

O Som Sem Plugs acaba de lançar seu edital Música Transforma 2020 que irá selecionar cinco artistas/canções. Os vencedores realização lives exclusivas com consultoria técnica do projeto além de ganhar prêmios e cachês divididos em três categorias: musica autoral, instrumental e musica tema.

Este ano, além dos vencedores, também serão remunerados os demais artistas mais votados, sendo os 4º, 5º e 6º da categoria autoral e os segundos colocados das categorias instrumental e musica tema, totalizando assim 10 artistas contemplados.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo endereço eletrônico: editalmusicatransforma@gmail.com. O edital completo com todo o regulamento e toda as premiações pode ser acessado AQUI.

Além do Som Sem Plugs, outros editais estão abertos para fomento de cultura por meio de plataformas online, principalmente nesta época tão sensível de pandemia e isolamento, que afetou duramente o setor. Confira abaixo outras oportunidades:

Edital Sebrae de Economia Criativa para serviços digitais

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN) tem chamada pública aberta para seleção de projetos de economia criativa. Serão beneficiados artistas nas áreas de artesanato, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, dança, literatura e música.

O diferencial deste edital é que ele será voltado para projetos que não necessitem de apresentação presencial, que possam ser alocados em sites, plataformas digitais e aplicativos online. O edital pode ser acessado AQUI e as inscrições estão abertas até 13 de maio.

Múltiplos Editais de Emergência do Itaú Cultural

O Edital Arte Como Respiro do Itaú Cultural está aberto com oportunidades em duas categorias: Música Autoral e Podcast. O objetivo é gerar recursos com práticas de cultura compartilhada nas redes, em virtude da necessidade de isolamento social.

O edital pode ser acessado AQUI. As inscrições estão abertas até 15 de abril por meio de preenchimento de formulário online que pode ser acessado AQUI.

Edital “Tô em casa, tô na Rede” da Fundação José Augusto

A Fundação José Augusto acaba de realizar consulta pública para o edital “Tô em casa, tô na rede”. O chamamento público simplificado tem como objetivo o fomento cultural por meio de atividades artísticas e culturais a serem realizadas gratuitamente online.

Serão contempladas 105 propostas exclusivamente de artistas residentes no Rio Grande do Norte que não possuam renda fixa. Os selecionados poderão realizar transmissões ao vivo ou pré-gravadas, podcasts em vários segmentos culturais como música, dança, teatro, audiovisual, performances, literatura, e etc. Mais informações sobre a abertura do edital AQUI.