Som Sem Plugs

Menu

Artistas {Siapó}

Siapó Siapó

Não se conhece com precisão a origem do nome Ceará. Antigamente, segundo o historiador João Brígido, escrevia-se Siará e assim se encontra essa palavra nos velhos municípios da capitania. O “Ceará” da ortografia atual, acrescenta o citado historiador, vem de uma corrutela que aos poucos deturpou a palavra tupi siri-ará. Siri, na língua tupi, quer dizer “andar para trás” e ará significa branco. José de Alencar, profundo conhecedor do idioma tupi, diz que a palavra Siará significa “onde canta a jandaia”. Os potiguares, também conhecidos como potiguaras, são um grupo indígena brasileiro. Foi uma das etnias tupis que resistiu por mais tempo aos invasores portugueses. Das cinco expedições portuguesas contra os potiguaras, quatro foram rechaçadas e vencidas pelos nativos. O etnônimo deu origem ao gentílico “potiguar” dos naturais do Rio Grande do Norte. É desta junção, entre cearenses e potiguares que nasce o grupo Siapó.

Siapó é um grupo de músicos de formação instrumental não convencional e alternativo que visa contribuir para a sobrevivência de grandes obras da música popular cantada-instrumental brasileira e também visa fomentar a produção musical, executando composições próprias ou alheias. O conjunto tomou forma na cidade de Mossoró-RN no ano de 2017, pela união de Jackson Angell, Severo Ricardo, Frankson Caminha e Gabriela Mendes. É difícil delimitar a função de cada integrante, tendo em vista que os membros são multi instrumentistas, o que contribui para a textura musical que o grupo vem adquirindo com o passar do tempo. A pretensão do grupo é se apresentar para todos os públicos, sem distinção, desde de interiores, escolas, praças até consideráveis públicos.  De modo geral, Severo atua como sanfoneiro, cantor e flautista; Frankson como Bandolinista, Jackson como violonista e pandeirista e Gabriela como cantora, flautista e violonista.

É diante da conjuntura de um país que enfrenta cortes em incentivos culturais, fechamento de orquestras sinfônicas, atrasos de salário de artistas de teatros renomados no país, cessão de patrocínios de grandes festivais de música, etc, que nasce Siapó. Este projeto, como muitos outros que sobrevivem no cenário artístico, visa contribuir para a sobrevivência de culturas e preservação de obras de compositores conhecidos ou anônimos que estão se perdendo nos da memoria. O projeto foi pensado com a intenção de servir de  fonte histórica contemporânea, onde se resgatam obras consagradas ou composições contemporâneas, a fim de perpetuá-las por mais tempo, apresentá-las á juventude e fazer as gerações mais antigas reviverem.

O projeto é relativamente novo. Surgiu, inicialmente, em um grupo de choro no conservatório de música D’alva Stella Nogueira Freire, onde os integrantes que formam Siapó tiveram os primeiros contatos. Com um tempo, a pretensão musical se alargou, pois alargando, o campo de influências musicais enriquece. O grupo se apresenta em programas de Televisão local e eventos culturais locais.

O diferencial do projeto ja começa pela formação musical. Frankson atua com mais força como bandolinista, Jackson executa violão e pandeiro(e tem uma história duns beats ai) , Severo conduz sanfona, pífano, flauta transversal e canta e também , Gabriela mendes contribui com Flauta transversal, canta, violão e percussão quando necessário. Este diferencial no corpo instrumental contribui para que o som seja diferenciado. A textura musical adquire traços da música regional nordestina com influências no choro, baião, samba…

SiaPó tem como objetivos fomentar e preservar cultura local e de outras regiões; Promover a disseminação e a divulgação da música, fazendo com que mais pessoas  tenham contato; Preservar e criar obras musicais feitas por artistas de grande vulto ou não.

Espera-se que a música executada tenha uma função muito além de só animar. A música de Siapó tem um sentido e uma missão que é de não deixar morrer culturas e ser canal entre todo o público alvo.

CONTATOS:

Mossoró- RN

Telefone: 088 9 93198919 / 084 9 86000628 / 084 9 96229638 /  085 9 96263598

E-mail: Siapo.contato@gmail.com

Intragram: https://www.instagram.com/siapo4/?hl=pt-br

Facebook: https://www.facebook.com/SiaP%C3%B3-1248861598558697/

 

Vídeos

Artistas

ver todos
← mova deslizando com os dedos →
Carregando
Aguarde, carregando...