Som Sem Plugs

Menu

Artistas {Qu4tro}

Qu4tro Qu4tro

O Qu4tro é um grupo de músicos/compositores, formado por Khrystal (Violão, percussão e voz), Zé Fontes (Baixo, Violão e voz), Ronaldo Freire (Flauta, Pif, voz), e Sami Tarik (Percussão, Violão e voz), todos com carreiras individuais e distintas, que fazem de suas vivências particulares e grande afinidade musical, a base para as versões que apresentam juntos.

O conjunto Qu4tro caiu na estrada e já passou por cidades do RN e do Brasil. Foram 10 shows em Florianópolis, em Mossoró (RN) no “Espetáculo Espaço Artístico” com grande receptividade de público, no BNB Fortaleza (CE) dentro do projeto “Viva o Centro”, também passaram no espaço Vila do Porto em João Pessoa (PR) e São Miguel do Gostoso (RN). O último convite foi feito para tocarmos na VI FLIPIPA – Festival Literário da Pipa (RN), realizado pela FUNCARTE.

Zé Fontes, natural de Blumenau (SC), mora em Natal desde 1994. Autodidata, começou em Natal seus estudos de teoria musical chegando a ser professor de baixo elétrico do Instituto de Música Waldemar de Almeida e CMAI (Centro Municipal de Artes Integradas). Já gravou com artistas locais e nacionais, indo de Glorinha Oliveira até Leci Brandão. Tem um CD solo lançado em 2010 onde toca baixo elétrico, violão e canta. Também tem um disco lançado com o grupo Saturnino, Saturnino e o Disco Avuadô.

Sami Tarik é o mais jovem do quarteto, mas muito experiente. Começou cedo com o pandeiro e desde então vem crescendo em torno dos elementos percussivos. Natural de Assú, é formado em Licenciatura Plena em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e sua pesquisa rendeu um Workshop voltado para leigos em música de todas as idades. A oficina foi ministrada no Brasil e em Cabo-Verde, na África. Excursionou com o grupo Café do Vento na Alemanha e já trabalhou com Khrystal, Grupo Saturnino, Rosa de Pedra e Humberto Luiz Trio. Mantém o grupo de percussão Kizambe junto com o também percussionista Dudu Campos.

Khrystal está na ativa desde o fim dos anos 90. Mas seu primeiro disco, Coisa de Preto, foi lançado em 2007. Fez parte do Retrovisor, grupo que uniu ela a Simona Talma, Luiz Gadelha, Ângela Castro e Valéria Oliveira. Participou do The Voice Brasil que a tornou conhecida nacionalmente. Fez shows em Lisboa, participou do programa Som Brasil – Homenagem a Alceu Valença. Fez shows em Natal, Fortaleza, Maceió e Rio de Janeiro pelo projeto “MPB Petrobras”. Dois Tempos, seu segundo disco, foi lançado em 2012 e seu show andou pelo Nordeste e chegou ao Rio de Janeiro. Além da atuação na música fez parte do filme A LUNETA DO TEMPO onde interpretou uma cangaceira.

Ronaldo Freire estudou flauta na Escola de Música da UFRN, fez curso de harmonia e improvisação com Manoca Barreto e estudou também com o Neemias Lopes. Toca no Catita Choro e Gafieira, que tem um disco gravado. Tocou no Saturnino onde gravou Saturnino e o Disco Avuadô. Fez participações em discos de Antônio de Pádua e Marco Antônio da Costa.

Temas autorais dialogam com obras de Milton Nascimento, Dominguinhos, Hermeto Paschoal, Genival Lacerda, dentre outros, evidenciando as influências múltuas e reafirmando a própria produção do quarteto que também assina todos os arranjos do show.

Qu4tro - Facebook

Vídeos

Imagens

Artistas

ver todos
← mova deslizando com os dedos →