Som Sem Plugs

Menu

Artistas {Marcus Vinicius}

Marcus Vinicius Marcus Vinicius

Marcus Vinícius, nome completo Marcus Vinícius de Vasconcelos, é músico profissional com atuação no mercado artístico como instrumentista, cantor, arranjador e compositor. Natural de Arapiraca-Al, nasceu em 22 de janeiro de 1968, sendo filho do professor José Maria Vasconcelos e da professora Maria Shirley Vasconcelos.
Desde criança, em sua terra natal, apresenta talento à música, interessando-se por violão e guitarra. Ainda adolescente inicia sua carreira na banda alagoana “Cio da Terra”. Posteriormente, ingressa na banda caicoense, conhecida em todo norte-nordeste, “Circuito Musical”, onde atuou como guitarrista, cantor, compositor, arranjador e diretor musical, da década de 1980 aos anos finais de 1990; colaborando artística e tecnicamente em shows e na produção musical do conjunto.

Além das atividades como cantor e instrumentista, destaca-se na biografia musical do artista, em parceria com a professora e poetisa Hercília Fernandes, a criação de canções populares que foram gravadas por artistas e bandas nordestinas, dentre elas “Magníficos”, a citada “Circuito Musical”, “Perfume de Gardênia” e da cantora potiguar “Lane Cardoso”.
Algumas de suas canções foram editadas pela Sony Music, dentre elas Chamego, pela banda Magníficos; Apenas a Fumaça, Baile, Ponta de Faca e Perfume das Flores, estas últimas pela banda Circuito Musical. Posteriormente, colaborou com o Cd e Dvd da banda natalense Perfume de Gardênia através da canção Vento.

Além de músico acompanhante e compositor, o artista desenvolveu, ao longo dos anos, carreira solo que inclui uma discografia e diversos shows em eventos culturais. Em 2000, gravou o seu primeiro Cd solo com canções de sua autoria. Em 2001 se aproxima da roda de samba caicoense “Morada do samba”. Dar-se, então, o início de uma parceria que rendera 4 Cds e muitos shows. Com a Morada regrava canções famosas, propondo uma mistura de ritmos que vai do samba raiz ao funk.

Em 2004 grava o seu 2◦ Cd solo, reunindo o melhor que há do som de barzinho. E, em 2005, produz o Cd “Retrato de Helena”, colaborando com a gravação e arranjos de instrumentos do Cd que acompanha o livro de conto e poesia de Hercília Fernandes, financiado pelo SESC-RN e distribuído nas escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte.
Há mais de vinte anos no cenário artístico, a sua trajetória musical envolve um histórico de participações em shows de relevante propagação cultural em que dividiu palco com grandes nomes da música popular brasileira, dentre eles Geraldo Azevedo, Chico César, Luís Gonzaga, Robertinho do Recife, o conterrâneo alagoano Djavan, o cantor José Augusto e, recentemente, a cantora Paula Fernandes.

Seu repertório inclui, além de canções autorais, o que há de melhor na MPB. Além da vibração de seu violão, uma característica maior em seu trabalho artístico.
Em 2014, teve uma de suas melodias selecionada entre 20 canções em todo Brasil, para o Prêmio SESC de Música Tom Jobim que aconteceu em Brasília.
Em novembro de 2015, teve mais um projeto aprovado, dessa vez pelo SESC Alagoas.
O show “Retiros Musicais” foi apresentado no Teatro SESC Centro em Maceió AL.

Vídeos

Imagens

Artistas

ver todos
← mova deslizando com os dedos →
Carregando
Aguarde, carregando...