Som Sem Plugs

Menu

Artistas {Leão Neto}

Leão Neto Leão Neto

Leão Xavier da Costa Neto é Geólogo pela UFRN, Doutor em Geodinâmica e Geofísica pela UFRN e Professor da Área de Geologia e Mineração do Instituo Federal do
Rio Grande do Norte-IFRN, Campus Natal Central.

Sob o nome artístico Leão Neto, o compositor e cantor potiguar, iniciou seu trabalho musical na cidade de Macau, cantando em serestas. Mais tarde, tornando-se um grande divulgador do carnaval de frevos e marchas, cantando nos antigos bailes do Lions Club e nos trios elétricos.

É autor dos frevos dos blocos de carnaval macauenses: No Cordão da Fantasia brincou o carnaval (CORDÃO DA FANTASIA), O Mascarado (JARDIM DE INFÂNCIA), Tridente de Ouro (EQUIPICÃO) e Eu Vou (EU VOU).

Em Natal, começou seu trabalho musical participando de festivais de música, onde em 1987 foi primeiro colocado no Festival do Candelária, com a canção AMAR-ZÔNIA. Em 1991 gravou seu primeiro disco independente, um mix duplo, sob o título: NA FLOR DA ÁGUA.

Em 1993 realizou no Teatro Alberto Maranhão o show: TRATE-ME LEÃO.

Em 1995 gravou seu primeiro CD, com arranjos do guitarrista potiguar JOCA COSTA, sob o título: TRATE-ME, uma composição em parceria com Antônio Ronaldo.

Participou em novembro/96, juntamente com Leila Pinheiro, do Projeto Seis e Meia, da Fundação José Augusto.

Foi vencedor do III Festival de Música Carnavalesca de Macau, fevereiro de 2001, com o frevo TRIO PIONEIRO.

No período de 2002 a 2008, realizou durante o Carnaval da cidade de Macau, o Projeto Artístico Cultural VAI PIPOCAR O FREVO que tinha como objetivo divulgar o carnaval tradição das marchas, frevos e sambas.

Gravou DVD do Projeto Vai Pipocar o Frevo nos anos de 2006, 2007 e 2008.

Desde 2008 participa como cantor e folião do carnaval tradição do bloco Cordão da Fantasia da cidade de Macau/RN.

Em junho de 2006 foi vencedor do IV Encontro Regional de Forró/FORRAÇO, produzido pela Inter TV Cabugi, com o xaxado, RODA DE FOGO. Em 2007, foi segundo colocado no FORRAÇO, com o rastápé, QUADRILHA DE SÃO JOÃO.

Realizou shows no Praia Shopping durante o carnaval de Natal no período de 2007 a 2011, nos grande destaque para as marchinhas, marchas rancho e frevos.com produção do produtor cultural Zé Dias.

No carnaval de 2008, 2009, 2011 e 2013 realizou show para a Prefeitura de Natal, nos Polos da Redinha e Ponta Negra, além do Espaço Cultural de Natal Ruy Pereira.

Em 2013, 2014 e 2015, no Largo do Atheneu durante a abertura do carnaval de Natal fez participação especial a convite do Maestro Spok no show da Spok Frevo Orquestra.

Foi selecionado pelo EDITAL Nº 001/2014 da Prefeitura Municipal de Natal para participar do Carnaval Multicultural Natal 2014, no qual realizou apresentação na praça do Cruzeiro, praia da Redinha, sempre divulgando o carnaval tradição de frevos e marchinhas.

No mesmo ano fez prévias carnavalescas com a Banda DuGiba no Buraco da Catita e Tom Maior Botequim (Natal/RN).

Também no carnaval 2014 na cidade de Macau, puxou a troça carnavalesca “Cordão da Fantasia” e realizou show na Praça do Frevo.

Em 2014 foi artista convidado pela Prefeitura Municipal de Natal para realizar show de Réveillon no polo do Centro Histórico com a Banda Mestre Avelino, bem como na praia do Forte com a Banda DuGiba.

No carnaval de 2015 fez show com a Banda DuGiba na abertura do Carnaval de Natal, no Baile de Máscara no largo do Atheneu, quando também fez participação especial com a Spok Frevo Orquestra.

No mesmo ano, foi convidado pela Prefeitura da Cidade de Natal para realizar show no Carnaval Multicultural da Cidade de Natal no polo Ponta Negra, antecedendo a apresentação nacional, a banda Monobloco.

Também realizou show no carnaval de 2015 da cidade de Macau, “puxando” a troça carnavalesca Cordão da Fantasia, e para a Prefeitura Municipal de Macau, na Praça do Frevo.

No mesmo ano fez prévias carnavalescas com a Banda DuGiba no Tom Maior Botequim, no Benditas Buteco e no Espaço Cultural Ruy Pereira (Natal/RN).

Em 2015 foi artista convidado pela Prefeitura Municipal de Natal para realizar show de Réveillon, juntamente com os artistas potiguares: Khrystal e Sérgio Groove na praia da Redinha.

Em 2016 participou do Carnaval Multicultural da Cidade de Natal através da Chamada Pública Nº 003/2016, no qual se apresentou no Polo Ponta Negra, antecedendo a Moraes Moreira.

No mesmo ano participou do carnaval dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte, o 2º CarnaSINSP, bem como do 5º Baile de Carnaval do Tom Maior Botequim com a Banda Dugiba.

Em 2017 participou do Carnaval Multicultural da Cidade de Natal através da Chamada Pública Nº 003/2017 para seleção de atrações musicais, tendo se apresentado no Polo Atheneu.

No mesmo ano participou do carnaval dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte, o 3º CarnaSINSP, bem como do 1º Baile de Carnaval do Restaurante Os Potiguares.

Vídeos

Artistas

ver todos
← mova deslizando com os dedos →
Carregando
Aguarde, carregando...