Som Sem Plugs

Menu

Artistas {Khrystal}

Khrystal Khrystal

Nasceu em Natal (RN), em 28 de Maio de 1981 e aprendeu em casa a gostar de música. Aos 17 anos, já cantava em bares da cidade. Em 2004, começou uma pesquisa para um possível trabalho que resultou em show chamado “O Côco do Brasil” que tinha no elenco Jubileu Filho e Cacá Veloso aos violões e Jailton Torres na percussão e Ganhou seu primeiro prêmio como melhor intérprete ( Prêmio Hangar de Música ) .Desse show foram extraídas as seis faixas da sua primeira demo – “Meia Dúzia ou Seis”(de 2005) que virou show/laboratório para um possível disco de carreira.

Em 2006,junto à quatro cantores/compositores – Luiz Gadelha, Simona Talma, Ângela Castro e Valéria Oliveira – compôs o PROJETO RETROVISOR que tinha como finalidade incentivar a produção autoral entre eles e apresentar essa produção ao público. Um Cd Demo chamado “Retrovisor” foi lançado por eles e em 2007 o CD PRA QUE SERVE A MÚSICA? foi o resultado dessa produção que passou por diversos pontos culturais de Natal seguido de Mossoró/RN, Fortaleza/CE e Ribeirão Preto/SP.

Foi também em 2007 que Khrystal lançou seu primeiro CD de carreira chamado COISA DE PRETO. “O repertório é uma declaração de amor à raiz e a antena da música brasileira”, declarou Khrystal. O disco foi produzido por Eduardo Pinheiro e Franklin Nogvaes e arranjado por Franklin Nogvaes.Entre músicos convidados estiveram os potiguares Tiquinha Rodrigues (Rabequeira) , Zé Hilton(Sanfoneiro) e o carioca Guinga (Violonista/Compositor). Em seguida, saiu em sua primeira turnê onde percorreu mais de cem cidades brasileiras incluindo Paraíba,Ceará,Bahia,Rio de Janeiro e São Paulo. Sempre colhendo ótimas críticas, participou de programas de TV de alcance nacional como “Viola, minha viola”, com Inezita Barroso e “Sr. Brasil”, com Rolando Boldrin (TV Cultura) e “MPBambas”, com Tárik de Souza (Canal Brasil) e levou os prêmios Hangar de “Melhor Música” (coisa de preto) e melhor show realizado”.

Em 2008 fez Mini-temporada de quatro shows na Europa (Lisboa) e na volta participou do programa “Som Brasil – Homenagem a Alceu Valença” (Rede Globo) e  foi convidada na ocasião pelo próprio Alceu Valença a fazer um teste para o papel de uma cangaceira em seu filme A LUNETA DO TEMPO. Foi aprovada por Alceu e as filmagens aconteceram entre Novembro e Dezembro de 2009. Sua estréia como atriz no cinema se dá contracenando com os atores Hermila Guedes e Irandhir Santos. Foi também em 2009 que Khrystal saiu em Turnê com os artistas Catia de França e Xangai percorrendo oito cidades nordestinas com grande sucesso de crítica e público.

Em 2010, estreou um “show experimento” chamado O TREM – com foco nas canções autorais e que foi exibido em vários pontos de Natal e numa mini-turnê que incluiu Fortaleza, Maceió e Rio de Janeiro que seguiu até 2011 incluindo show no projeto “MPB Petrobras” (abrindo a noite para o show de Arnaldo Antunes) realizando seu primeiro show no então novo Teatro Riachuelo em Natal. 2011 ainda lhe rendeu os prêmios Hangar de Música como “Melhor Interprete” e “Artista do Ano” e o Troféu Cultura de “Artista do Ano”.Foi desse show que saiu o repertório do segundo disco de sua carreira – DOIS TEMPOS, de 2012.

“Dois Tempos” tem seu release escrito pelo Jornalista e crítico de música Tarik de Sousa e figurou em listas de melhores do ano ( El Cabong / O embrulhador ).Foi a primeira vez que Khrystal disponibilizou seu CD para download gratuito na internet e chegou a marca de cinco mil CDs físicos vendidos e vários shows pelo circuito Nordeste.Em dezembro de 2012 esse show foi exibido no palco do Studio RJ (Rio de Janeiro) e na volta recebeu Alceu Valença no palco do projeto “Grandes encontros Musicais”.

Ainda em 2012 Khrystal participou do espetáculo  filantrópico “Em busca da terra do nunca” com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, do “Festival Dosol” – Natal e foi convidada pelo SESC RN a compor o elenco do espetáculo “Clássicos do Baião” que unia estudantes da Orquestra Sinfônica da UFRN aos cantores Wigder Valle,Caio Padilha,Valeria Oliveira,Camila Masiso e Khrystal além do Sanfoneiro Zé Hilton.O “Clássicos do Baião” trazia na sua proposta as canções de Luiz Gonzaga e misturava erudição e popularidade,música e Teatro com muita alegria e foi exibido nas cidades  de Natal,Mossoró e São Paulo.

Em 2013 Khrystal fez shows no “Circuito Ribeira” ,no “Fest,Bossa e Jazz ( abrindo a noite para o show de Ivan Lins) na Praia da Pipa/RN e a convite de Zeca Baleiro cantou “No Baile do Baleiro” em Natal.Participou do Realytie  Musical “The Voice Brasil” ( Tv Globo) e sua interpretação da música “A carne” (Seu Jorge/Marcelo Yuka/Ulisses Capelletti) despertou o interesse de um novo público. Artistas como Maria Gadú,Chico César,Ellen Oléria,Suzana Vieira,Alceu Valença,William Bonner e Glória Peres declararam torcida em suas redes sociais.

No site “www.seriemaniacos.tv” a cantora  figurou entre as vinte melhores apresentações de realities do mundo. No site “www.boxdeseries.com.br” figurou entre as cinco melhores. Ao lado de nomes como Gilberto Gil,Jorge Ben,Elis Regina,Chico Science e Tom Jobim o jornal britânico “The Guardian” através do seu site,sugere aos seus leitores,o vídeo da Potiguar interpretando “A carne” no The Voice Brasil.Premiada como Artista e Intérprete do ano de 2013 (Prêmio Hangar de Música) a cantora ainda recebeu a “Medalha do Mérito Cultural Câmara Cascudo” da Assembléia Legislativa de Natal e fechou o ano com grande show de Réveillon de Natal,se apresentando para uma imensa platéia.

Em 2014 a cantora pernambucana Cristina Amaral recebeu os convidados Cezzinha,Luciano Magno,Spok,a atriz Fabiana Karla e a potiguar Khrystal no teatro Dona Lindu,no Recife em show/homenagem a obra de Angela Maria em noite de muita beleza e atendendo a convite de Spok,a potiguar participa pela primeira vez do tradicional “Galo da Madrugada” na emocionante festa que é o carnaval pernambucano. Encerrou a turnê do CD “Dois Tempos” no palco do Teatro Riachuelo (Natal/RN) se apresentando ainda em João Pessoa/PB e Maceió/AL.

Recebeu indicação ao Kikito no Festival de Cinema de Gramado/RS como melhor atriz coadjuvante por sua atuação no Filme de Alceu Valença – A Luneta do Tempo – que segue o circuito dos festivais,entrando em cartaz nos cinemas em Janeiro de 2015.

Junto aos músicos / compositores José Fontes ( baixo ),Ronaldo Freire ( Flauta ) e Sami Tarik ( Percussão ) a potiguar se aventura no segundo projeto paralelo à sua carreira, o “Projeto Qu4tro” que tem como finalidade apresentar em shows as novas composições entre eles e estabelecer novas parcerias. O “Qu4tro” saiu em turnê exclusiva para Florianópolis/SC ( Outubro de 2014 ) e teve excelente receptividade de público e crítica,de norte a sul da ilha.

2014 ainda rendeu a Potiguar os prêmios Hangar de Música  de “Artista do Ano”,”Intérprete do Ano” e “Show do Ano”.

No momento prepara seu próximo lançamento previsto para 2015.

Vídeos

Imagens

Artistas

ver todos
← mova deslizando com os dedos →
Carregando
Aguarde, carregando...