Som Sem Plugs

Menu

Artistas {Carlos Zens}

Carlos Zens Carlos Zens

Carlos Zens é potiguar, nasceu e foi criado nos bairros históricos de Santos Reis e Rocas em Natal-RN. Desde cedo o flautista já buscava na música uma forma de ganhar a vida, e foi como percussionista que tudo começou, nas ditas “canjas” em bandas de bailes da época que tocavam no aeroclube, no América Futebol Clube e outros lugares até ingressar em 1981 na escola de música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte onde conheceu a flauta.
Ganhou uma bolsa de estudos na Escola Municipal de Música (SP) em 1986 para estudar música erudita, por intermédio do flautista Francês Jean Noel Saghaard. O pontapé para composições próprias surge mais tarde quando ingressou na Unesp, em que dividia seu tempo de estudo com apresentações noturnas.

O universo sonoro das composições de Carlos Zens trilha a pesquisa sobre a música popular brasileira numa fusão da erudita e a tradicional de raiz, reforçado no contato com os mestres da cultura popular como Mestre do Boi de Reis (Manoel Marinheiro-RN), da capoeira (Mestre Marcos Capoeira de Angola, Mestre Bule Bule de Chulas-BA), a cirandeira (Lia de Itamaracá-PE), dos rabequeiros (Cícero Carlos e Mestre Paulo da Rabeca-RN); o repentista (Sebastião Dias-RN ); do teatro de bonecos do João Redondo (Chico Daniel-RN) e o mestre da sanfona e compositor (Dominguinhos); os mestres do Pife como Sebastião Biano-SP, Irmãos Aniceto-CE, Banda de Pífanos de Caruaru-PE, e mais recente Zabé da Loca-PB, tem sido um referencial para a sua produção como intérprete, compositor e professor de música.

Herdou dos grandes mestres a influência da música erudita como também pela sua formação acadêmica voltada para a FLAUTA BRASILEIRA de: Joaquim Callado, Patápio Silva, Pixinguinha, Benedito Lacerda, Altamiro Carrilho, Zé da Flauta e Sando ex-Quinteto Violado, trazendo sempre elementos marcantes dos ritmos e melodias do povo brasileiro.
Como professor de flauta já atuou em projetos de educação no campo da cultura como FDE – São Paulo e CMAI-RN. Atualmente é professor de flauta e pífano, na ONG TerrAmar-Conexão Felipe Camarão / Natal-RN e flautista da Banda Sinfônica da cidade do Natal-RN.

Carlos Zens - Facebook

Vídeos

Imagens

Artistas

ver todos
← mova deslizando com os dedos →
Carregando
Aguarde, carregando...