25 de maio de 2020, por:

A temporada de lives vai começar!

Vencedores do edital musica transforma 2020. Fotomontagem/Divulgação.

A votação para o escolher os vencedores do edital Música Transforma 2020 foi encerrado nesta ultima quinta-feira (21) e o resultado oficial foi divulgado na sexta (22). A segunda fase do edital, assim como a primeira, também bateu recorde, e contou com mais de 190 mil votos que elegeram os vencedores: Maria Fxntes, Marcus Vinicius e Breno Slick (autoral), Regional Choro da Terra (instrumental) e Júlio Lima (temática).

O edital não teria sido um sucesso até aqui sem o apoio dos patrocinadores e das parcerias firmadas pelo Som Sem Plugs.  Para Renata Chagas. Diretora Presidente do Instituto Neonergia, ações de incentivo à Arte e Cultura, como edital musica transforma 2020. têm o  potencial de promover o desenvolvimento local, a inclusão social e transformações positivas.

“O Instituto Neoenergia tem uma atuação pautada na promoção de transformações sociais em cinco pilares de atuação: Formação e Pesquisa, Arte e Cultura, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Ação Social e Colaboração Institucional. Somos o braço social da Neoenergia, controladora da Cosern, promovendo iniciativas com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do planeta e das comunidades em que o Grupo atua, desenvolvendo projetos sociais, sempre alinhados aos seus os pilares de atuação e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU)”, detalha;

Ela enfatiza ainda o momento específico em que estamos passando, onde os profissionais da arte e cultura sofreram enorme impacto. “Iniciativas socioculturais tornam-se fundamentais para nossa qualidade de vida e para o incremento da cadeia produtiva da cultura. Enquanto estamos em casa, percebemos que nosso maior consumo é de cultura: música, filmes, livros, séries… Temos que aproveitar este momento para incentivar a produção cultural. Acreditamos que a arte e cultura são essenciais para atravessarmos juntos este momento especial que todos nós estamos vivendo”,

Neste sentido, o edital Música Transforma do Som sem Plugs  se reinventa em um momento excepcional de isolamento social, incentiva os artistas e traz o entretenimento tão necessário para o público. “O Som Sem Plugs é um dos projetos selecionados em nosso edital Transformando Energia em Cultura, realizado em parceria com a COSERN, em 2019, e conseguiu inovar por meio da realização de ações virtuais que ampliam oportunidades para artistas potiguares serem reconhecidos no Rio Grande do Norte, como por outros estados brasileiros. A iniciativa reconhece a força da cultura potiguar, mas também possibilita transformações positivas e uma forma de nos entreter, algo tão importante nestes tempos. Pensamos sempre como a arte é importante para todos! O que seria de todos nós sem a música?” , finaliza.

As datas das lives serão as seguintes: Maria Fxntes, Quarta 27 de maio às 16h; Marcus Vinicius, Sexta 29 de maio às 16h; Breno Slick, Quarta 03 de junho às 16h; Regional Choro da Terra, Sexta 05 de junho às 16h; Júlio Lima, Quarta 10 de junho às 16h.

Apresentada por Oi, Cosern e Instituto Neoenergia, a temporada 2020 do Som sem Plugs tem o patrocínio do Governo do Rio Grande do Norte por meio da Fundação José Augusto via Lei Câmara Cascudo e apoio cultural da Oi Futuro. Conta ainda com o apoio da Camaleão Studio, G7 Comunicação, Original Marketing & Eventos, Dom Justino Filmes, Studium Jota Marciano, INTER TV, Fecomércio, Casa Nacre, SEBRAE-RN, Sesc, Arte Musical e Flor de Hibisco.